sábado, 4 de fevereiro de 2012

A Arte de Ser Diferente.

E não vos conformeis com esse século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12 -2)

O que torna uma pessoa diferente? Vou complicar, o que uma pessoa precisar fazer para ser diferente? Precisa de acessórios e apetrechos? De maquiagem, brincos, piercing e tatuagens? Curti só coisas excêntricas? O comportamento divergente dos demais membros da “tribo urbana” que essa pessoa faz parte? Talvez momentaneamente sim, tudo isso pode fazer com que uma pessoa torne-se diferente. Porem isso é apenas a aparência.

Nós cristãos estamos vivendo na contramão do sistema, e o “sistema” vem de encontro à nossas idéias com mais fúria a cada dia. Escolhemos uma vida de renuncia (será?), uma vida de sacrifício, uma vida diferente aos pés de JESUS. Alias nos tornamos diferente para vivermos aos pés de JESUS.

Se tivesse sido escrito, sem sombra de duvida o “manual de como ser diferente” seria a Bíblia. Por que quando me sugeriram um texto que falasse sobre “A arte de ser diferente”, logo me veio à mente essa exortação que Paulo fez aos amados de Roma. Onde ser diferente (no sentido de nova criatura) era uma “Missão Impossível” igual ao filme... Orgias, homossexualismo, alcoolismo, idolatria... Mais pera ae estamos mesmo falando de uma Roma de dois milênios atrás? Ou dos nossos dias, das nossas cidades, de nossos bairros? Assim como no filme, a missão não é impossível de fato. Basta apenas seguirmos os conselhos que Paulo deu aos Romanos: Não nos conformarmos e Transformamos.

Em Roma, praticas pecaminosa eram tidas como cultura, eram impostas e aceitas muito facilmente, por que aquele povo era muito “igual”, todos praticavam os mesmos pecados, desde o imperador ate os escravos. Ninguém era diferente, ninguém queria ser diferente. Nossos amados irmãos da Igreja de Roma enfrentaram um grande desafio, lutaram contra velhos hábitos, contra a “cultura” local e ate mesmo contra as leis daquele império imundo.

Vivemos dias de lutas, igualmente vividas por nossos irmãos do passado, onde os valores estão invertidos, onde a verdade está ficando de lado, onde a mentira está reinando e nos fazendo ate mesmo sentir, de certa forma, vergonha de sermos diferentes. Mais a boa, perfeita e agradável vontade de Deus e o que almejamos usufruir.

Somos diferentes não por sermos ”artistas da arte de ser diferentes” e sim, por que vivemos uma nova realidade de vida, onde fomos comprados pelo sangue de Cristo, e assim remidos do pecado. Não precisamos mais buscar satisfação onde milhares de outros ainda buscam. Não precisamos nos preocupar com o que iram pensar, se iram zombar por não fazermos o mesmo que o resto; não nos drogamos, não bebemos ou transamos apenas para provar o quanto somos idiotas como os demais perdidos e iguais desse século. Jesus é nossa diferença!

Um trecho da musica Na Contramão da banda Fruto Sagrado resume tudo: Podemos optar por sermos diferentes e termos uma mudança plena de vida, para vivermos em novidade de espírito e alcançarmos a salvação eterna, ou continuarmos perdidamente iguais...
Você decide a vida que quer levar ou, a vida te leva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário