domingo, 18 de setembro de 2011

O Quarto Homem na Fornalha.

Pouco depois de dormir, Sophie, uma linda menininha de 4 anos, ouviu muito barulho na sala, isso a fez acordar assustada. Ela chamou pelos pais, que não responderam, ela se levantou e foi em direção ao barulho. Pelo corredor ela pode ver, que os pais estavam amarrados e amordaçados, e que tinha uns homens com capuz que batiam com muita força neles. Eles mataram os dois na frente de Sophie, que assistiu a boa parte do assalto, ela não foi notada por ser pequena demais.
A vovó de Sophie sempre a levava na igreja aos domingos, e ela adorava ir para salinha das crianças. Numa manhã de domingo, meses depois daquela trágica noite, como em tantas outras, lá estava ela, ansiosa pra ver qual historinha a tia ia contar dessa vez:
– Vocês conhecem esse homem crianças? e tirando uma folha das costas a professora mostrou uma figura de Jesus.  Sophie levanta o dedinho, a “tia” manda ela disser quem é, e ela responde:
– Esse daí e o moço que tava segurando minha mãozinha no dia que papai e mamãe morreram!

Essa estória eu ouvi a muitos anos na escola, nunca me esqueci dela, pode ser real ou não; o que me chama atenção e a semelhança com essa outra, que é verdadeira:

Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.          Daniel 3: 25

Quem era o quarto homem na fornalha do rei Naná hein? Quem era o homem com aspecto divino? Será que é quem eu to pensando?
Isso mesmo era Deus, o próprio, O DEUS dos Exércitos, em pessoa, com as chagas da cruz nas mãos e tudo, Ele se fez visível dentro das chamas. Ele entrou no fogo por amor a Hananias, Mizael e Azarias, da mesma forma que esteve ao lado da criança na historia no inicio. 
O fato marcante e que: Deus está sempre presente em nossas vidas, sempre. Mesmo que nos esquecemos disso às vezes, e muitas das vezes muitos se esquecem mais que deveriam. Só que a presença de Deus, independente se somos muito ou pouco fieis, e tão real em nossas vidas que pode ser sentida e, às vezes, chega a ser visível como foi para Menininha.

Será que temos tanta fé como nossos irmãos Sadraque, Mesaque e Abede-Nego que declaram:

Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e de tuas mãos, ó rei.                 Daniel 3:17

Deus não apenas quiz livra-los, como se fez presente na vida desses servos, de forma tão visivel, que ate os incredulos conseguiram enxergar a pessoa de Deus junto aos três “moribundos” dentro da fornalha. Fico pensando na cena, onde Jesus ao lado dos condenados ao fogo dizia:

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.       
                                                                                        João 14:1

Tem uma musica que fala da forma errada que vemos e buscamos a Deus:
Quantas vezes eu quis
Tão longe buscar que nunca percebi
Por tantos lugares passei
Mas afinal, Você sempre esteve aqui”

Cometemos muito esse erro, a  gente tem essa mania de querer buscar muito longe por aquele que está ao nosso lado, alias aquele quer viver dentro de nós:

Eis que estou a porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.                                                                                                       Apocalipse 3: 20

Buscamos Deus nas campanhas e batalhas espirituais das igrejas pela vida a fora. Buscamos Deus nos show da gospelandia. Buscamos Deus nos templos babilonicos contruidos por mãos de homens. Não que isso seja errado, de forma alguma, na semana passada por exemplo tivesse uma das melhores experiencias da minha vida cristã em um show de rock, no tão sonhado show do RESGATE, onde o Zé Bruno, usado por Deus, ensinou muita coisa pra quem quisesse ouvir, fui edificado, marcou muito minha caminha da fé aquele momento. O fato triste nessas buscas “ao tesouro perdido” e que sempre buscamos a Deus quando precisamos, e ai achamos que Ele está longe e muito dificil de ser encontrado; vamos longe atras de Deus, andamos quilometros, viajamos para outras cidades, literalmente corremos atras do prejuizo.
Será que buscamos tão longe porque não cremos nas promessas que nosso mestre nós fez? Será somos incredulos o suficiente para nos esquecer-mos dessas palavras ditas pelo unico Homem que nunca mentiu:

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. 
Não vos deixarei orfãos, voltarei para vós outros.  
João 14: 16 a  18

Jesus veio, viveu, ministrou, morreu, Ressussitou, Foi e voltou. Ele fez isso exclusivamente por você, Se Deus tivesse prospoto a Ele que viesse morrer somente por você, Cristo teria feito. Por que Ele te ama, Ele te escolheu. Ele escolheu caminhar a seu lado para sempre. Ele vai está segurando sua mão nos momentos de dor que você enfrentará, da mesma forma que segurou a mãozinha da garotinha da historia. 

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.                        João 3:21

Os 3 jovens na fornalha amaram a Deus acima de qualquer coisa, acima que suas proprias vidas. Sentiram a companhia de Deus, devem ter conversado sobre varios assuntos naqueles momentos dentro do forno de pão gigante, assuntos como o clima por exemplo, e o fato de está tão agradavel a temperatura naquele dia. Maravilhoso e sentir a presença de Deus a todo instante. Impagavel e ser amigo de Deus, poder sempre que desejar, conversar com aquele que te criou, saber que tudo o que você precisa, Ele ja te deu.

Por que aquele desceu e o mesmo que subiu e que nos levará para sempre!

Deus sempre vai estar ao seu lado, talvez será dentro de uma fornalha onde uma nação inteira poderá ver a presença dele ao seu lado; ou talvez, seja quando você estiver perdendo seu pai, naquele momento solitario onde mais ninguem pode te consolar, onde sozinho e desesperado você sentirá as mãos d'Ele sobre as suas e vai ouvir o som doce de sua voz dissendo:

 Não se turbe o vosso coração filho!
 

3 comentários:

  1. Muito boa a sua reflexão Deley.
    Que o Senhor o continue abençoando.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. não foi minha reflexão não Rev. Rodrigo....mas q Deus continue nos abençoando mesmo.....rs....o sam....coloca na parte de baixo do post ...escrito por---- blz?...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo, que Deus continue abençoando vocês... abraços

    ResponderExcluir