domingo, 14 de agosto de 2011

Herois Existem ?


Desde a antiguidade onde lendas e mitos eram tão presentes na vida das civilizações que se misturavam com a historia real, homens normais se tornavam em deuses, pela sua valentia, por seus atos de heroísmo.

Nações elegem herói desde sempre. Homens que se destacam de alguma forma, normalmente em ocasiões de crise (Guerras, Destrates naturais, Emergências Urbanas), seja salvando varias outras vidas,  ou apenas uma ... Mais o Herói sempre aparece, ganha as capas de revistas, recebe homenagens publicas, dão entrevistas para a TV.

Muito se questiona sobre a capacidade do ser humano de eleger ídolos, heróis e ate mesmo Super-Heróis como é o caso do cinema, anime e quadrinhos.

Mais o que faz de uma Pessoa um herói? O que é preciso ser feito por um homem pra que ele "ganhe" essa menção tão honrosa que é ser um Herói? E por que os seres humanos sentem tanta necessidade de terem os seus heróis?

A vida de um herói não é somente as honras e homenagens, muitas das vezes uma medalha de honra sequer chega a ser usada pelo bravo herói que a recebe, que morreu pela pátria (como freqüentemente ocorre em guerras) servindo sua nação...

Mas o fato é: Todos nos já tivemos nossos heróis, nossos inesquecíveis heróis, que de alguma forma se tornaram especiais em nossas vidas, e sempre que nos lembramos deles nosso coração se aperta com um misto de nostalgia e felicidade. Ainda bem que a saudade não é maior que as lembranças, lembranças que ficaram guardadas eternamente dentro de nós.

Assim como todo mundo, eu também tive meu herói, um bravo herói, que viveu, lutou e venceu. Não, não to falando de nenhum filme de guerra onde o bravo comandante americano, salva sua tropa dos inimigos, nem me refiro a algum herói com super poderes, que consegue voar e pode salvar uma cidade inteira sozinho das garras de um gigantesco monstro, apenas com sua visão de calor. Eu falo de um homem comum, um brasileiro que como muitos outros,  teve poucas oportunidades na vida, mais mesmo assim não desistiu de lutar por aquilo que acreditava. Nunca se abateu diante dos “inimigos” que a vida lhe impôs, alias a única semelhança dele com um super-herói de verdade era a quantidade de “inimigos" vencidos, e olha que não foram poucos, foram muitos, ate demais para um homem normal.

Meu Bravo herói lutava sozinho, enfrentava de frente os inimigos, e sempre vencia. Mais assim como o Super-Man e a kryptonita, meu herói também tinha um ponto fraco. Só que um simples pedaço de “Pedra Verde” não iria derrotá-lo tão facilmente, não meu herói ele era durão demais pra se abater por “pouca coisa”.  Pouca coisa pra ele, por que para muitos outros seria o fim da linha, fim da linha esse que eu não acreditava que existisse. Por muito tempo achei que realmente, meu herói fosse invencível. Mais infelizmente não era.

Derrotado, isso é uma coisa que ele jamais foi, nem mesmo quando ele perdeu pra morte. O que no fim não foi tão mau, por que somente os vencedores morrem sorrindo. Sorriso esse, que com toda certeza do mundo, foi o de saber que as portas do céu estavam se abrindo para recebê-lo.
Você ainda duvida que heróis existem ? Herois são pessoas que se entregam pelas outras, se esforçam para fazer o melhor pelo proximo, são nossos País, que se forma heroica nos ajudaram a ser-mos os homens que somos hoje!

E um feliz dia dos Pais pro Ozias, Pr. Cleuber,  Zé das Baterias e pro Edy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário